Nossas convicções bíblicas e doutrinárias
Nós, como Igreja Batista Pioneira em Cascavel, cremos que a fé cristã verdadeira transforma a mente, o coração e a vida. Afirmamos as verdades centrais do cristianismo histórico e bíblico, com ênfase na soberania de Deus, na centralidade de Cristo, na autoridade das Escrituras, na graça salvadora e na missão da Igreja no mundo.
Cremos:
- Na Trindade, que é um só Deus, imaterial, eterno, infinito, imortal, onipresente, onipotente, onisciente e onibenevolente, em três pessoas de igual glória e coeterna majestade — Pai, Filho e Espírito Santo.
- No Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
- No Cristo, nosso Senhor e Salvador, por quem tudo se fez, perfeito Deus e perfeito homem — Filho unigênito de Deus — que se fez carne, pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria e morreu na cruz por nós e por nossa salvação, ressuscitando ao terceiro dia.
- No Espírito Santo, Senhor e Vivificador, que procede do Pai e do Filho, que com ambos é igualmente adorado e glorificado, e que falou por meio dos profetas.
- Na salvação pela graça, por meio da fé no sacrifício redentor do Cristo Jesus, concedida aos eleitos e aplicada pelo Espírito Santo por meio da ministração da Palavra e fundamentada na obra do nosso Senhor na cruz, compreendendo regeneração, justificação, santificação e glorificação.
- Na autoridade suprema e infalível da Bíblia, que é a única e suficiente regra de fé e prática, acima de quaisquer tradições humanas, concílios, revelações pessoais ou autoridades eclesiásticas, à luz da qual toda doutrina, prática, tradição ou experiência deve ser avaliada.
- Na Igreja, que é una, santa, universal e apostólica, como comunidade dos remidos, chamada à comunhão, culto, missão e santidade. Ela se manifesta visivelmente nas igrejas locais, comunidades de crentes regenerados e batizados biblicamente por profissão de fé consciente.
- Na instituição de apenas duas ordenanças de maneira explícita e soberana por Cristo para a Sua Igreja: o batismo e a ceia do Senhor. Essas ordenanças devem ser continuadas pela Igreja até o fim dos tempos.
- Na volta pessoal, visível e gloriosa do Senhor Jesus Cristo, no tempo determinado por Deus e que apenas Ele sabe. Na Sua vinda, Ele consumará o Seu Reino e julgará os vivos e os mortos.
- Na ressurreição dos mortos, na realidade do juízo eterno e na vida eterna dos salvos em plena alegria e glória na presença de Deus, com quem estarão unidos.
Apoiados na tradição protestante e batista, temos nossas convicções expressas na Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, a qual subscrevemos integralmente.
Para aqueles que desejarem se aprofundar, recomendamos a leitura da Declaração Doutrinária, disponibilizada pela Convenção Batista Brasileira no site oficial.